Monday, December 31, 2007

Democracia Americana

Não sou um anti-americano! (Esta frase é sobretudo para eu próprio me lembrar disto no futuro)

Admiro até muitas coisas nos EUA, e se há coisa que admiro são algumas das suas práticas democráticas. Por exemplo a mobilização da sociedade civil com centenas de propostas que são colocadas à votação na altura das presedenciais.

Mas há uma prática para a qual fui chamado à atenção por um amigo meu nova iorquino que tenho de partilhar (desembuchar).

Não é que nas primárias (eleição dos candidatos presidenciais dos Republicanos e Democratas) as eleições são feitas estado a estado de forma sequencial e as estatisticas dizem que quem ganha os 2 primeiros estados ganha tudo.

Ora, significa isto que a campanha só se desenrola (ou 90% dela) naqueles 2 estados. Pois ganhando aqueles dois a dinâmica nos media é de tal ordem que os outros estados vão todos atrás.

E que estados são esses? California? Florida?

Não. São IOWA e NEW HAMPSHIRE.

Lucky bastards! diriam alguns.

Há pessoas que já viram a Hilary Clinton 2 vezes e estão à espera de uma 3ª conversa para decidir o sentido de voto. Fascinante!

Imagino o mesmo sistema em Portugal, em que a campanha só se desenrolaria em Freixo de Espada a Cinta e em Valença do Minho...

O tipo da Eurosondagem, Oliveira e Costa, "bom, temos dados que o Sr. Manuel e dona Lurdes ainda estão indecisos, nas últimas eleições a Dona Lurdes acabou por não ir as urnas o que a acontecer este ano dará a vitória ao candidato A. O candidato B tem agora 2 semanas para convencer a Dona Lurdes a votar nele e investe tudo nessa estratégia sendo que já acampou à porta da casa da Senhora..."

Deve ser a isto que se chama "American Beauty"

Não quero parecer demasiado irónico... o que é facto é que isto é uma tradição secular, que o meu amigo não me soube explicar como começou... e como tantas outras coisas no mundo que hoje já não fazem sentido já devia ter sido mudada.

Mas ainda não foi, e em pleno século XXI, o futuro presidente da grande potência mundial está algures em IOWA e em NEW HAMPSHIRE numa batalha dramática por perceber com quem é que ainda não falou.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home