Wednesday, February 07, 2007

Porta 1 - O quarto das maças!

O quarto das maçãs.

Esta porta é daquelas que até tinha uma porta. Digo isto e já me estou a rir... percebe-se bem que tipo de emoções esta porta encerra.

Porta verde, casa de cima, casa do meu avõ em lageosa. Era lá que gostava de dormir com os meus primos rodeados de maças, palha, fitas de puxar as vacas mas que usavamos para fazer fisgas, roupa velha que a minha avó sempre fez questão em guardar e tantas tantas histórias, tantas histórias inventadas que contavamos uns aos outros e ríamos, ríamos como crianças de 10 anos que afinal éramos... mas só ali lhe sentíamos o sentido.

O carlitos dormia aos pés, era o mais novo e tal estatuto não há memória que alguma vez tenha dado previlégios, pelo menos quando o assunto é sério.

O Eduardo, o Michel e eu dormiamos ao comprido.

Planeavamos o dia de amanhã quase sem perceber o quão depressa nos aproximavamos dele. Por vezes até eramos surpreendidos com os primeiros raios de sol e ali estavamos, prontos para mais uma jornada.

O plano não variava muito, e grande parte das noites detinhamos-nos na armadilha de melros que íamos fazer. O Eduardo era brilhante nesta matéria. Acho que em cerca de 6 anos apanhamos 1 ou 2, mas quantas armadilhas, quantas horas de planeamento, quanta mão de obra, quanta matéria prima!!! Deve ter sido aí que aprendi que o caminho é mais importante do que a meta. Além disso os melros eram sempre postos em liberdade depois de os alimentarmos durante uns dias... no fundo eram também umas férias para os melros... piores que as nossas presumo!

Uma porta pintada de saudade verde. Verde da porta, verde das maças, verde da esperança de apanhar um melro... amanhã!

1 Comments:

Blogger Paula said...

Que linda Porta. Espero que um dia o Raul possa sentir esse mesmo cheiro.

12:17 PM  

Post a Comment

<< Home