Wednesday, March 08, 2006

Teoria da relatividade

Às vezes dá-nos para relativizar. Nem tudo na vida é branco ou preto, a imensidão de cinzento predomina. Mas não é bem cinzento, é um preto com algum vermelho, e um toque subtil de azul, por vezes um pouco de amarelo alaranjado.

É interessante a forma como relativizamos as nossas opiniões.

É amargo ou tem amargura?... uma diz que é preto, outra diz que tem toques de preto, são totalmente diferentes.

É urgente ou tem alguma urgência.

É bonito ou tem alguma beleza.

A principal diferença na minha opinião é que dizer que uma coisa é urgente pode ser alvo de contraponto, dizer que tem alguma urgência não é susceptivel de discussão, tudo pode ter, a certo ponto, alguma urgência.

Um diz: "isto é amargo!", diz o outro "Nãããããoooo, pá".

Um diz: "isto tem alguma amargura", diz o outro "és capaz de ter razão... um toquezinho"

Um amigo meu australiano dizia-me há alguns anos para que quando eu não quisesse ter oposição às minhas opiniões começasse os emails com a expressão "Eu sinto que..." em vez da expressão "Eu penso que..."

De facto, toda a gente pode discordar de um "Eu penso que isto é belo", mas ninguém pode discordar de um "Eu sinto que isto tem alguma beleza".

É a teoria da relatividade. E = MC2. No fundo é isto que significa!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home