Thursday, February 23, 2006

Aldeiização

Já há uns tempos que tenho na minha lista de "tarefas futuras" desenvolver melhor uma ideia de um website de "trabalhos", não uma bolsa de trabalho, ou uma bolsa de emprego, mas sim uma bolsa de "trabalhos".. de tarefas.

No futuro a ideia de ir de carro para o trabalho, perder 1 hora e meia no transito, gastar 6 euros num almoço porque não se está perto de casa, regressar e perder mais 1 hora e meia no transito, será absolutamente absurda.

Sobre isto acho que não há duvidas. A dúvida está em qual o cenário que substituirá este e se esse novo cenário será bom para todos, se promoverá a coesão social, ou se, por outro lado, será mais "marginalizador" do que o actual.

Acho que as pessoas vão trabalhar de qualquer lado, isso é certo. O espaço deixa de importar, bem como o tempo. Não interessa o horário de trabalho, interessa a meta, mas não o percurso.

Seja como for a economia encontrará o seu caminho, como sempre o fez. A economia são as escolhas, e mais cedo ou mais tarde as pessoas vão escolher outra vida, vão escolher não perder 3 horas no transito. Para tal os agentes economicos só têm de saber dar as ferramentas certas para que as pessoas possam escolher.

Se tivesse dinheiro criava amanhã o "ebay dos trabalhos" para o mundo inteiro... uma bolsa de procura e oferta de competencias com ferramentas que permitam às pessoas poupar custos desnecessários, evitando perdas de tempo e custos de deslocação.

E assim de repente um Moçambicano teria oportunidade de fazer trabalhos para empresas portuguesas, russas ou chinesas sem sair das praias de Inhambane.

É a globalização? Julgo que não, estou convencido que é a aldeiização, no limite um mundo global é aquele em que não precisamos de sacrificar as nossas raízes para estarmos na crista da onda... ou como dizem os americanos "on the edge".

1 Comments:

Blogger M said...

"E assim de repente um Moçambicano teria oportunidade de fazer trabalhos para empresas portuguesas, russas ou chinesas sem sair das praias de Inhambane."

Há um livro que fala disto. Chama- se o Mundo é plano.

11:02 AM  

Post a Comment

<< Home