Monday, March 13, 2006

Determinação

Um ano de socratismo. Cá está um politico que nunca terá um "ismo", nem mesmo um "ice". Socrates não permite isso. Soarismo, Cavaquismo, Guterrismo, mas Socratismo soa mal.

Enfim, para os devidos efeitos, um ano de governação de Sócrates.

Determinação é a palavra chave usada pelos analistas politicas, comentadores e até pelas restantes pessoas que não sendo analistas nem comentadores também acham que determinação é a palavra chave e por isso dizem-no.

Determinação. A oposição elogia o governo usando a palavra "determinação". No fundo é uma palavra que não compromete.

Se as coisas correrem bem dizem "como vêem, tinhamos razão, era um governo determinado". Se correr mal dizem "cá está, era um governo determinado e teimoso que conduziu o país de forma cega para a ruptura".

Hitler também era determinado, e de que maneira. Bush é determinadissimo. E podia alargar a lista a outras monstruosidades da politica internacional, mas fiquemo-nos por estas duas principais.

A questão é que "determinação" não aquece nem arrefece, os comentadores, os jornalistas, a oposição, nós o povo, estamos todos mais ou menos em anestesia há 1 ano. Saímos de um governo ridiculo e estamos mais ou menos fascinados por um governo que não comete gafes todos os dias, um primeiro ministro que não diz o que lhe vem à cabeça e contradiz à tarde o que disse de manhã, ministros que não se demitem, que não se insultam uns aos outros. Estamos anestesiados com a normalidade. O que é facto é que o governo tem dado boas indicações, mas os resultados não chegaram ainda e a posição mais confortável de todos (comentadores, oposição, jornalistas, nós) é ver no que isto dá e qualificar o primeiro ano com palavras descomprometidas.

Faltam 3 anos e meio para o fim da legislatura. Até os resultados terão de aparecer, a "determinação" já não chegará. Eu acredito que os resultados vão chegar, mas acho que aqueles que hoje elogiam a determinação torcem um bocadinho para que não passe disso com medo de terem de destronar o Marquês de Pombal e terem de arranjar um sufixo que fique bem com Sócrates.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home