Monday, February 06, 2006

Tudo bem

Duas senhoras na fila da caixa do pingo doce:

Sra. 1: Ola, por aqui?
Sra. 2: É verdade, há quanto tempo!! Está tudo bem?
Sra. 1: Tudo bem, e consigo?
Sra. 2: Está tudo!!

Até pagarem não trocaram mais nenhuma palavra, só aquele silêncio incomodado e olhares de procura desesperante de tema de conversa. Depois da primeira pagar seguiu-se um "adeuzinho, até qualquer dia, gostei de a ver".

Enquanto eu próprio assistia à cena e tentava combater a parte constrangedora da mesma, pensava, ou melhor, torcia, para que uma delas tivesse qualquer coisa de errado, que não estivesse "tudo bem" pois pelos vistos o "tudo bem" acaba com a conversa.

Suponho que se uma das senhoras tivesse a filha com febre, o marido desempregado, o quarto com humidade haveria muito mais conversa, muito mais intimidade!

O "tudo bem" é o maior aniquilador de relações sociais que já alguma vez existiu. Não por culpa própria, mas por culpa das pessoas que olham para um "tudo bem" como se este por si só não merecesse desenvolvimento e explicações. Será falta de taxa de bazófia? Será humildade a mais e não querermos mostrar o lado positivo das nossas vidas? Porque é que somos tão desenvoltos a dizer "ah, ando mais ou menos, tenho aqui uma dor que me apanha esta zona toda...", mas somos tão contidos quando não temos essa dor e resumimos o nosso estado a um simples "tudo bem".

É que podiamos sempre dizer "tudo bem, não tenho problema nenhum, estou aqui saudavel que nem um jovem de 20 anos, já há dois anos que não me doi nada, nem uma constipação, estou em tão grande forma que até comecei a fazer desporto, etc etc...". Não nos dá para isto, só para o misterioso "tudo bem"... como quem diz "tu agora gostavas de saber quanto é que é tudo bem, mas eu não digo, pode ser tudo bem porque me saiu o euromilhoes e tudo bem porque gostei do almoço, nunca o saberás"!!

Ok, vamos partir do pressuposto que há alguma razão válida para não se desenvolver um "tudo bem"... então vamos arranjar pequenas coisas, pequenos contratempos pré-fabricados, para que não esteja "tudo bem" e possamos ter no mínimo 5 minutos de conversa com uma pessoa que não viamos há 1 ano. Nem que seja o Benfica, cá está mais uma vantagem do futebol, se aquela senhora à minha frente fosse do Benfica podia sempre dizer "está tudo bem... menos o meu benfica, a semana passada foi o que se viu e agora isto em Leiria... ja viu?!?"

Por mim tudo bem!

1 Comments:

Blogger Bomboca said...

Eu pessoalmente sou grande fã do "tudo bem"... Dá sempre muito trabalho explicar o porquê de não estar tudo bem. Além disso essa é a resposta esperada da maior parte das pessoas que perguntam se está tudo bem. Quem realmente se interessa não pergunta pois já sabe a resposta e apenas diz: "Não estás bem..."!!!

1:51 PM  

Post a Comment

<< Home