Wednesday, February 22, 2006

Portugalidade

Gosto de ser português.

Tenho orgulho no meu passaporte. Sinto sempre comovido quando estrangeiros me perguntam "Portugal, is it nice?"

Gosto das nossas tradições e gosto de me sentir portador das mesmas. Não quero que se percam, que se esbatam, podem ganhar uma vida nova, novos meios de se expressarem, mas devem manter a sua essência.

Gosto de fazer grelhados em tronco nu. De usar calções ligeiramente mais apertados do que deveriam para que o inicio do rego se vislumbre cada vez que me baixo.

Gosto de não me pentear e ter o cabelo desnorteado cada vez que venho da praia.

Gosto de coçar a virilha e desentalar as cuecas teimosas que se metem no meio dos tomates... faze-lo em público então dá-me um sentimento confortável de intimidade nacional.

Gosto de falar mal "deles".. dos tipos do governo... sim "eles"... "eles agora vêm com esta conversa, mas antes não... ah e tal".

Gosto de dizer "Ah, pois é" com ar vitorioso, como se falasse sozinho!

Gosto de dizer "pá" no fim de cada frase!

Gosto de gritar "óh boa" para qualquer rabo de saia na rua quando vou a conduzir... e dize-lo de forma suficientemente baixa para que ela não ouça, mas suficientemente alta para impressionar a pessoa que viaja ao meu lado!

Gosto de coratos!

Gosto de jogar à sueca e marcar os pontos num guardanapo de café.

Gosto de abraçar as pessoas que não conheço de lado nenhum só porque estamos todos a ver a bola.

Gosto de parar numa tasca e comer uma alheira cheia de oleo com batatas fritas a pingar.

Gosto do discurso do presidente no 10 de junho. Independentemente do presidente, do discurso e até mesmo do 10 de junho.

Gosto dos santos populares... um país onde os santos são populares só pode ser um grande país.

Gosto de dizer que as coisas estão mal, usando propositadamente a palavra "coisas" e abusando dela para que fique sempre alguma dúvida no ar sobre a que me refiro.

Gosto da época dos incendios, e da época balnear, e do dia do ano em que os telejornais abrem com a noticia do nº de bandeiras azuis que ganhamos para as nossas praias... gosto sobretudo se tivermos mais do que os espanhois.

Gosto dos noticiários de domingo e de ouvir o Marcelo.

Gosto de me chatear no transito e depois estacionar ao lado do gajo e cumprimenta-lo com farplay pois o jogo já acabou.

Gosto da Manuela Moura Guedes e do Julio Isidro. Sobretudo do Julio Isidro.

Gosto do pão por deus.

Gosto do pão saloio e gosto da broa de avintes.

Gosto muito de conhecer outros países e acho que isso tambem faz parte de ser português.

Gosto de ser português!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home