Tuesday, February 21, 2006

Máquina vs Chouriço

Gosto de ver os "prós e contras", programa do canal 1 às 2ªs feiras.

Apesar daquilo ontem ter sido um pouco chato, retive uma ideia que é daquelas frases que andam dentro de nós sem encontrar a porta de saída e de repente alguém as diz e faz-se um clique "é mesmo isto!!".

A frase é do eng. van zeller... mais um desses capitalistas... diz o senhor que "um empreendedor hoje em dia (empreendedor normal, pequeno, não o belmiro), passa mais tempo a tratar do que anda à volta da estrutura da empresa do que a tratar do seu negócio".

Não podia estar mais de acordo, e é sem dúvida um dos problemas que os empreendedores têm neste momento em Portugal. Sinto isso todos os dias. Para ir levantar uma encomenda aos correios tenho de levar a certidão de registo comercial, e tenho de ir eu, e tenho de ir com um dos meus sócios porque a empresa obriga com duas assinaturas... isto para levantar um exemplar da revista negócios e franchising.

O tempo que se perde à volta dos mapas de férias, dos recibos de ordenado, das declarações para a segurança social, do registo das actas, da gestão financeira de mercearia, da gestão dos bancos, do economato, do papel higiénico que acabou e da impressora que deu o berro.

A estrutura de uma pequena empresa afoga o seu próprio negócio, ou o negócio sabe nadar ou Kapute.

Há um ano, mais ou menos, desenhei uma figura que achava ser representativa desta situação. Basicamente era uma boia representando a estrutura de suporte de uma empresa (RH, Finanças, Gestão Interna, etc), e uma matriz com 2 eixos: Produtos e Clientes. Essa matriz está suportada pela boia, como é óbvio, mas sendo a estrutura uma boia tem um buraco no meio, ou seja, se a matriz for demasiado pequena ou a boia demasiado grande, a matriz cai à àgua. O mesmo acontece se a matriz for demasiado grande relativamente à boia, pois fica com um peso excessivo e afunda.

Essa imagem, serve só para ilustrar que este equilibrio entre estrutura de suporte e resultado final é fundamental e muitas vezes díficil de conseguir numa pequena empresa.

Aqui fica o tal desenho :-)... aliás, a base do MDO (Modelo de Desenvolvimento Organizacional).. sim, porque não se chega a guru sem arranjar um nome pomposo para a coisa. :-)






By the way... Vou tratar da minha matriz!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home