Monday, February 13, 2006

Cafés do século XXI

Para aqueles que usam o messenger da microsoft este post pode fazer algum sentido, para os outros este post é totalmente ilógico e despropositado, aconselho-vos a mudarem de blog rapidamente.

Há uma constatação que tem crescido em segredo dentro de mim e que hoje se colocou teimosamente à minha frente até que eu a visse.

O messenger é uma imagem ("glimpse" parece-me mais apropriado) da comunicação no futuro mesmo em circunstancias não virtuais. Eu acho que estamos perante um pré-teste para o futuro, e que daqui a 10 ou 20 anos, mesmo num café as pessoas tenderão a comunicar como hoje fazem no messenger.

O messenger permite que passemos o dia "ao lado" de dezenas de pessoas e que lhes possamos perguntar o que quer que seja e ter uma resposta na hora. É como se estivesse no café com elas, num jardim, numa esplanada em que cada um tem o seu PC mas onde podemos olhar para o lado, tocar no ombro do parceiro e perguntar: "como se diz glimpse em português?"

Mas uma conversa no café no futuro será mais aculturado pelo messenger do que ao contrário. A tecnologia por detrás do sistema permite uma eficiencia muito maior em matéria de comunicação. Por exemplo, a inclusão do estado de espirito de cada um directamente no nick name. Não preciso de mais do que 5 segundo para perceber qual o estado de espirito de 20 amigos isto sem gastar com eles um único ponto de interrogação.

Neste momento vejamos:

O P - Tá a andarrrrrrr!
A P – Sierra Nevada!!!!!! Weeeeeeeeee
O R – Contra OPA do Rui sobre a PT – Dou 0,01 por cada mil acções, e tu baia?
O M - É hoje o dia.. vou fuuuuuuggiiiiiirrrr!!!!!
O J - Estou num ponto sem retorno.
A L – Antes indecisa… agora não sei!! E tu baia?
A S – 6ª feira cup miraflores… Parabens cruz… sabado: hip hop meeting carnaxide!
O V - If you want some… come get some”
A D – que saudades de uma noite de sono

Esta é uma das aculturações messengerianas que irão passar para o circulo não virtual. Daqui a 20 anos, num café, as pessoas terão autocolantes na testa onde escrevem o seu nick do momento. Ao entrar sabemos exactamente como se sentem, o que podemos e não podemos perguntar.

Outra vantagem é a standardização das "caras". No dia a dia não virtual fazemos caras, mas quantas vezes elas são dúbias? quantas vezes passamos por alguém que parece que está a sorrir para nós, mas ao mesmo tempo ficamos na dúvida se seria um riso trocista ou um sorriso amável?

No messenger isso não acontece, as "caretas" vêm com legendas... há os sorrisos malandros, os trocistas, os amáveis, os desconcertantes, as gargalhadas, etc... mas nunca há margem para dúvidas. Daqui a 20 anos as caras nos cafés deverão ser também standardizadas. Não sei como a tecnologia vai chegar lá, mas como está provado, ela arranja sempre um caminho.

As aculturações messengerianas estão aí ao virar da esquina. Só espero não ser apanhado na curva e um dia ver escrito na minha janela de messenger "a sua versão do msn messenger está desactualizada e não suporta este novo estilo comunicacional, por favor saia do café"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home