Wednesday, February 08, 2006

Meter dó

Mais uma reflexão pertinente. Pergunto-me de onde vem esta expressão "meter dó"! Meter dó é dar pena, uma pessoa que mete dó é por que nos faz pena, "o Sporting a jogar mete dó", dá pena! Mas este dó é dó de doer ou dó nota musical? ou qualquer outro dó que eu não conheça? ou é simplesmente o dó de pena que existe mesmo e existe por si só, não é o dó de ninguem, é o seu dó, único!

A minha tese é que é o dó da nota musical e que usamos a expressão "meter dó" porque quando temos pena o fazemos, normalmente, em dó (nota musical). Terei de confirmar com alguém que perceba mais de música do que eu, mas tenho ideia que aquele óóóóóóóóhhhhhhhhhhh que fazemos quando nos cai um ovo ao chão e se parte sai-nos em dó (nota musical) daí o "meter dó".

Se assim for há um conjunto de outras expressões que podemos começar a usar e desde já lanço o desafio.

Lanço o desafio por exemplo para usarmos a expressão "meter mi sustenido". A expressão "metes mi sustenido" deverá ser utilizada em casos muito especiais, o som iiiiiiihhhhhhhhhh em agudo (mi sustenido), acontece em casos de surpresa que chega a roçar o chocante e não é agradável. Quando estamos perante uma situação que reuna estas 3 qualidades estamos perante uma situação que mete, sem dúvida, mi sustenido.

Exemplo:

- O meu filho anda com micose nos dedos dos pés!
- iiiiiiiiiiiihhhhhhhhhh!!!

Meteu Mi Sustenido... cá está!

Temos também situações que metem ré menor. O ré menor é aquele êêêêêêêêêhhhhhhhhh (atenção ao chapeuzinho no E) que usamos quando alguém está a abusar, a conversa já não nos agrada, temos respeito pelo outro e até alguma intimidade mas sabemos que aquilo pode dar molho. Estas situações muito específicas costumam meter ré menor.

Exemplo:

(Amigos na galhofa)
- Há quotas giras!!
- Há pois há, giras e boas!!
- Pois, olha a tua mãe por exemplo!
- êêêêêêêêêhhhhhhhhhhhhh!

Julgo que é um mundo novo que nasce na língua portuguesa, música a compor versos de poesia. O que dizer das situações da vida que metem um fá bemol, e quem nunca meteu si maior a alguém?

Quem não está consciente disto mete dó (óóóóóóóóóhhhhhhhh)!

2 Comments:

Blogger Bomboca said...

Depois de uns bons minutos a rir sem parar dei-me por mim a fazer escalas musicais. Acho que o meu riso sai em Fá!!! AHAHAHAH...

11:47 AM  
Blogger fernando said...

eu acho que este meter do,tem a ver com o dó da guitarra portuguesa,que muito dificil é de fazer.

3:43 PM  

Post a Comment

<< Home