Tuesday, February 07, 2006

Belmirismo

A minha manhã foi marcada pela noticia da OPA da SONAE à PT.

Tenho trabalhado com a PT há alguns anos e a minha percepção é que as pessoas mais felizes com esta noticia neste momento são os seus colaboradores.

A PT merece ter uma administração mais agressiva, mais empreendedora e sobretudo o estado tem de abdicar da goldenshare e deixar a empresa respirar. O Sr. Belmiro pode ter muitos defeitos que eu desconheça, mas nós só podemos falar daquilo que conhecemos. E do que eu conheço não há ninguém que tenha feito mais pelo país nos últimos 30 anos do que o Belmiro de Azevedo.

Anteontem ouvi o Carvalho da Silva dizer que "temos de combater a corrupção e evasão fiscal, os favorecimentos e o grande capital".. o que é isto do grande capital? é um crime?

Com algumas excepções (por exemplo a malta que ganha o euromilhões), o grande capital nem sempre foi o grande capital e para o ser suou muito. No processo de ser o grande capital desenvolveu o país, criou emprego, pagou impostos sobre os lucros, aumentou as exportações, criou centros de inovação.

A Telefónica espanhola já tinha dado sinais de que iria fazer uma OPA sobre a PT. A SONAE antecipou-se, surpreendeu toda a gente e, independentemente do desfecho desta operação, já ganhou, face a uma atitude passiva dos restantes concorrentes e do estado português a SONAE chega-se à frente. É pena não haver mais grupos deste em Portugal, mais "grande capital", grande na ambição e grande na iniciativa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home