Wednesday, January 25, 2006

Contradições

Há pouco tempo vi uma biografia do John Lenon e soube que ele disse um dia que "planear é o que fazemos enquanto a vida acontece".

Apesar da frase me reconfortar, pois sou uma pessoa com tendência para agir por instinto, muitas vezes sem medir as consequências dos actos, devo dizer que fiquei confuso pois todos os anteriores ensinamentos indicam que planear é o caminho certo. Saber para onde vamos e como vamos é uma premissa fundamental do sucesso.

Das duas uma, ou a contradição existe ou estamos perante uma diferença de definição de sucesso. E há sucesso que requer planeamento e sucesso que requer simplesmente viver. Para esta segunda definição de sucesso o acto de planear é até um obstáculo e um adiamento inútil.

Então se o que muda é a definição de sucesso vejamos o que nos dizem os diccionários:

do Lat. successu, aproximação, bom resultado
s. m.,
aquilo que sucede;
acontecimento;
caso, facto;
êxito, resultado feliz;
parto.

De todas as definições não há nenhuma suficientemente esclarecedora. Será que a vida não deveria trazer livro de instruções?

Mas há mais contradições que me deixam perturbado.

"Não há duas sem 3" não é precisamente o desmentido do "à terceira é de vez"?

Para aqueles que estão a ler isto e que, como eu, estão confusos, chegou o momento de eu apelar à serenidade e, apesar de ver isto com alguma preocupação, dizer que estou certo que este tema será em breve esclarecido por quem de direito apesar do futuro nos surpreender quase sempre dando respostas a perguntas que o passado não fez.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home