Tuesday, January 24, 2006

O Raul também chora

"é um paz de alma"... "que bebé tão sossegado"... "assim não dá trabalho nenhum"... "que menino tão calminho".... POIS POIS!! Isso é porque não dormiram no mesmo quarto que ele ontem à noite.

O Raul decidiu chorar. Decidiu que devia testar a sua capacidade expressiva até ao tutano da paciência humana. Confesso que por vezes é dificil perceber onde acaba a sua vontade de comunicar e começa a sua vontade de chatear os outros. Sim, porque isto de chatear os outros já nasce connosco.

Agora mais a sério. O que preocupa os pais nessas situações não é o não conseguirem dormir, ou acabarem de ver sossegados um programa de televisão, ou simplesmente acabarem uma conversa. O que realmente nos incomoda é não percebermos porque é que o nosso filho chora. Para nós chorar é sinónimo de tristeza, de infelicidade, de frustação e, que diabo, a nossa missão é fazer dos nossos filhos pessoas alegres, divertidas, sociáveis, felizes consigo e com os outros. Se a criança chora estamos a falhar!

Acho que tenho de me habituar que desta vez a minha missão é muito mais díficil do que qualquer outra que tenha tido, e o seu sucesso ou insucesso escolhe caminhos que estou longe de conhecer e ainda mais longe de controlar.

Para as 1000 perguntas dos pais existem 10000 respostas nos livros, 100000 opiniões dos pediatras e 1000000 de bitáites dos observadores.

Para não me perder tento seguir o ensinamento sempre simples de Sebastião da Gama.. "O Segredo é Amar"... e felizmente isso é coisa que não falta!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home