Monday, May 25, 2009

sobre o post anterior

Eu nao entendo isto (o email que recebi)... será que faz sentido consumir produtos nacionais so pelo facto de serem nacionais? Isso faz crescer a economia ou reduzir a nossa qualidade de vida? Ou seja, em vez de pagarmos 150 euros vamos pagar 300, por alguma razao consumimos uma maquina electrica que tem que fazer 12000 kms para cá chegar ou umas sandalias que têm de fazer 8000. é porque sao mais baratos... se só comprarmos os nacionais nao podemos comprar os produtos todos com 150 euros.

Se comprarmos os nossos, vamos pagar mais, o produtor português fica satisfeito (por uns tempos), até pode passar o preço para 450 euros pois nao tem de se preocupar com a concorrencia estrageira... o produtor estrangeiro lixa-se pois deixa de ter mercado... nós em vez de consumir tudo temos de consumir metade das coisas... passamos a consumir menos coisas, o produtor português fica lixado pois passa a vender menos coisas (apesar de ter uma margem maior no que vende) e tem de fazer escoar as suas "sobras" para mercados externos, mas óh diabo, ele não competitivo no mercado externo pois lá as sandálias vendem-se a 150 euros e, surpresa, o seu produto "lá fora" não NACIONAL.

Isto faz algum sentido? Ainda nao percebemos que vivemos num mundo global? Para o bem e para o mal... ou tambem nao queremos exportar texteis, cortiça, vinho, e outros que tais? E que tal fechar a auto-europa pois os carros sao 99% para exportacao?

Deixemo-nos de hipocrisias e pretensas soluçoes milagrosas. O problema de Portugal está no facto de termos uns politicos merdosos porque temos eleitores medrosos (nao me enganei, era mesmo medrosos e o anterior era mesmo merdosos, mas ao contrário tambem dava)

Se tivessemos politicos a pôr o dedo na ferida não durava mais do que 3 meses até termos um golpe de estado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home