Wednesday, March 29, 2006

Ver os outros fazer

Ainda a propósito do post anterior. Quando li a noticia fiquei indignado e surpreendido. Indignado porque à partida acho impensável alguém tentar evitar a publicação de um livro a não ser que este contenha inverdades. Sendo um livro de opinião julgo que o máximo que pode conter sejam opiniões, erradas ou não, consensuais ou não, isso pouco importa.

Mas fiquei surpreendido com a falta de tacto da Oficina do Livro e/ou da Margarida Rebelo Pinto porque o meu lado economicista disse-me logo "alto lá, o tal de crítico que ía vender umas centenas de exemplares é bem capaz de chegar a uns milhares com esta resistência da Oficina do Livro que só resulta em publicidade gratuita"

Seja como for, apesar de estar neste caso emocionalmente do lado do crítico, nunca simpatizei com os que fazem disso uma profissão.

Acho que ser critico profissional, ou comentador profissional é escolher estar permanentemente do lado dos que vêem fazer.

É daquelas frases que ficam gravadas para sempre: "Na vida há 3 tipos de pessoas, as que fazem, as que vêem fazer e as que perguntam o que aconteceu".

Escolher estar permanentemente do lado das que vêem fazer não me suscita grande simpatia.

Ainda assim estou curioso se, daqui por 10 anos quando estiver a reler este post, continuarei virgem em relação à escrita da Margarida Rebelo Pinto com a qual, até hoje, nunca passei dos preliminares.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home